domingo, 25 de abril de 2010

Visita dos Kaingang











Olá galerinha!


Depois de tanto ouvir falar nos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul finalmente vocês puderam conhecer um deles, os Kaingang.


O palestrante, seu Antônio, falou sobre o quanto é difícil manter seus hábitos na cidade, pois quase não há recursos naturais e os que ainda existem estão poluídos. Ele cita a água como exemplo. Seu Antônio falou sobre a discriminação dos não-indígenas em relação à uma cultura diferente, sobre a exclusão e a invisibilidade.


Após a fala, o grupo de canto e dança apresentou a Dança da Guerra, onde manifestavam sua angústia em relação ao preconceito que sofrem.


A Comunidade Por Fi, de São Leopoldo, conta com 28 famílias formadas por 110 pessoas. Dentre elas, 35 são crianças que frequentam diariamente a escola da aldeia, comandada pelo professor Dorvalino que é estudante de Pedagogia na UFRGS, ou escolas estaduais em São Leopoldo.




Confiram a reportagem no jornal Correio do Povo de sábado (24/04)


sábado, 10 de abril de 2010

Mês Indígena


Galerinha do 3º ano:




No dia 05/04 abrimos o Mês Indígena. Iniciamos com uma apresentação de Power Point realizada pela professora Luana sobre como vivem os povos indígenas do Rio Grande do Sul.

Aprendemos que no Rio Grande do Sul existem três etnias, os Guarani, os Kaingang e os Charrua. Em Porto Alegre, temos cerca de quatro aldeias e a maioria se encontra na Lomba do Pinheiro. Descobrimos que existem cerca de 370 mil índios espalhados pelo Brasil, divididos entre 220 povos falantes de 180 línguas. Por isso é errado utilizar o termo índio para designar estes vários povos.

Este mês aprenderemos muitas coisas sobre os primeiros habitantes do nosso país. Quem achar curiosidades em jornais, revistas ou na internet sobre os povos indígenas, pode trazer para compartilhar com as professoras e com os colegas.

Somente conhecendo é que iremos respeitar a beleza e a diversidade que há entre os povos indígenas. Semana que vem tem mais!!


Fica aqui uma sugestão de leitura:

Para assistir com a família e aprender mais sobre a vida em uma aldeia Guarani de Porto Alegre: